Single Blog

Como fazer backup de emails e mensagens no gerenciador de arquivos do cPanel

3 de outubro de 2019, Escrito por 0 comment

Qual é o usuário de internet que não quer que sua conta de email e suas mensagens estejam sempre seguras e acessíveis? Neste artigo, você vai aprender a como fazer backup de emails e de mensagens usando o gerenciador de arquivos do cPanel.

Também verá que possível fazer backup de contas de email e recuperar tudo o que você quiser em caso de qualquer problema. Fazer backup é muito útil em uma situação em que você quer arquivar mensagens antigas que já não vai mais usar. Ou quando quer transferir todo o conteúdo para um servidor totalmente diferente.

Mesmo que tudo possa ser feito por um backup completo pelo cPanel, alguns usuários não querem fazer backup ou mover suas contas de hospedagem por inteiro. Isso porque elas podem ter uma quantidade gigantesca de conteúdo armazenado.

Mas não se preocupe. Ao final deste tutorial, você vai ficar craque em como fazer backup de emails e mensagens. E ver o quão útil essa função pode ser para o seu dia a dia como usuário do painel de controle cPanel.

Vamos começar?

O que você vai precisar para saber como fazer backup de emails

Antes de começar este guia, você vai precisar do seguinte:

  • Acesso a sua conta de hospedagem no cPanel

Passo 1 – Fazendo login no gerenciador de arquivos

Antes de tudo, você precisa fazer login no cPanel da sua conta de hospedagem. Depois disso, encontre e abra a ferramenta Gerenciador de Arquivos.

Passo 2 – Entendendo os diretórios de email

Dentro do Gerenciador de Arquivos, certifique-se de que você está no diretório home da sua conta de hospedagem. Ele geralmente está no formato /home/nomedeusuario. Nele, você vai ver dois diretórios: etc e mail.

  • O diretório etc contém informações sobre tudo relacionado a sua conta de email. Ali você encontra nomes, senhas, frases, citações e outros tipos de metadados.
  • O diretório mail contém as suas mensagens de email e conteúdos propriamente ditos da sua conta de email.

Passo 3 – Compactando seus diretórios de email

Clique com o botão direito no diretório etc e selecione Compress.

Na próxima janela, você vai ver quatro tipos de arquivos que você pode usar. São eles:

  • .zip – Tipo de arquivos que oferecem a compressão padrão. São geralmente usados por usuários do Windows.
  • .tar – Tipo de arquivos que não oferecem compressão. Eles simplesmente colocam os arquivos em uma pasta de arquivos.
  • .tar.gz – Tipo de arquivos que usam a compressão com algoritmo gzip. Esses arquivos são geralmente usados por usuários do Linux e oferecem uma taxa decente de compactação.
  • .tar.bz2 – Tipo de arquivos que usa o algoritmo Bzip2, que oferece uma melhor compressão do que o .tar.gz. Entretanto, o algoritmo do .tar.bz2 é mais lento.

Selecione Arquivamento Zip como tipo de compressão para a melhor compatibilidade. Não mude o nome do arquivo para uma recuperação mais fácil no futuro. Clique em Compress Files para comprimir o arquivo.

Faça os mesmos passos para compactar os arquivos do diretório mail. Basta seguir os passos mostrados nas imagens abaixo para saber como fazer backup dos emails do seu painel de controle cPanel.

Passo 4 – Fazendo download dos arquivos compactados

Você já está quase completando a ação de como fazer backup de emails e mensagens da sua conta de hospedagem.

Mas para ela ser segura, você precisa baixar tudo para a sua máquina local. Um arquivo de backup armazenado na própria conta de hospedagem não é segura e nem confiável.

Clique com o botão direito no arquovo etc.zip e selecione Download. Faça mesma coisa com o arquivo mail.zip. Seus arquivos dos dois diretórios, então, serão baixados para o seu computador.

Suas contas de email e mensagens agora estarão baixadas e salvas seguramente no seu computador pessoal. E você poderá encontrar tudo dentro desses arquivos.

Passo 5 – Removendo os arquivos que sobraram da sua conta de hospedagem

É uma jogada esperta deletar seus arquivos de backup da sua conta de hospedagem assim que eles forem baixados para a sua máquina. Dessa maneira, você poupa espaço no servidor do serviço contratado por você.

Clique com o botão direito no arquivo etc.zip e selecione Delete para removê-lo. Faça exatamente a mesma coisa com o arquivo mail.zip, conforme mostram as imagens abaixo.

Fonte: Hostinger